Páginas

Roda de Conversas

Minha foto
Araruama, RJ, Brazil
Este projeto visa transformar a escola numa Comunidade de Aprendizagem, incentivando a postura de sujeitos críticos, reflexivos e transformadores, capazes de refletir sobre suas ações, com vistas a produzir saberes que lhes permitam avançar em práticas pedagógicas cada vez mais significativas e relevantes no contexto em que atuam.

23 de abril de 2012

3º Encontro da Roda de Conversas - 17/04/2012

AGENDA DO DIA
Objetivo do Encontro: Promover a trocar de experiências entre os participantes e a reflexão da prática pedagógica.


CADERNO DE REGISTRO
A Orientadora Educacional Thaís leu o registro do encontro do dia 03/04.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS ESSENCIAIS À APRENDIZAGEM

  • Leitura pelo Professor:
Shirlei – a professora fez a leitura do livro “Menino Maluquinho” (Ziraldo) e propôs atividades diversas a partir desta leitura.
 
  • Leitura pelo aluno:
 Amanda e Maria José – as estagiárias apresentaram o livro “Gato de Papel” (Regina Coeli Rennó) e os alunos criaram uma história a partir da leitura das ilustrações do livro.

Bruna e Renata Dantas - as estagiárias apresentaram desenhos de dentinhos e os  alunos criaram uma história a partir da leitura dessas imagens.
Ana Paula – a professora apresentou o livro “A revolta dos dedos” (Luís Pimentel) sem contar a história para os alunos. A partir das ilustrações os alunos criaram uma história, que depois foi comparada com a original.
  • Ditado para o professor:
Manuela e Janaína – os alunos participaram da Páscoa Solidária no colégio Araruama e ao retornarem para a escola construíram um texto coletivo contando tudo o que aconteceu. A professora e a estagiária foram as escribas.

Marlen e Monike – as professoras mostraram um painel ilustrado com uma sequência  de fatos e exploraram a criatividades dos alunos a partir da leitura das imagens. Depois os alunos construíram um texto coletivo, onde as professoras foram as escribas.
  • Escrita pelo aluno  
Renata Araujo e Driele – as professoras trabalharam a música da Emília e pediram pra que os alunos fizessem um desenho sobre a música e depois escrevessem o que desenharam (escrita espontânea).


FECHAMENTO

17 de abril de 2012

Tirinhas do Calvin

O Calvin é mesmo muito danado, principalmente quando se junta com seu amigo Haroldo.
Na escola ele deixa sua professora D. Hemengarda em cada "saia justa". Mas pensando bem, nós podemos aprender muito sobre Educação com ele.
Para isso, escolha uma tirinha do Calvim e Haroldo e faça um comentário sobre ela, tentando fazer relação com nosso tema: Letramento. Não esqueça de se identificar e dizer qual o nº da tirinha que você escolheu.

Nº 01

Nº 02

Nº 03

7 de abril de 2012

Abertura da Roda de Conversas - 20/03/2012

AGENDA DO DIA
Objetivo do Encontro: Construir o conceito de Letramento, fazendo a relação com o conceito de Alfabetização.

TEXTO COLETIVO PRODUZIDO PELAS PROFESSORAS

CITAÇÃO DE PAULO FREIRE


FECHAMENTO
Poesia: “O que é Letramento?” – Kate M. Chong

2º Encontro da Roda de Conversas - 03/04/2012

AGENDA DO DIA
Objetivo do Encontro: Estimular o professor a perceber qual concepção de Educação está influenciando sua prática pedagógica.
CADERNO DE REGISTRO
Profª Shirlei contou a história do livro: "Minhas férias, pula uma linha, parágrafo!" de Christiane Gribel. Depois leu o registro do encontro do dia 20/03.
 
DINÂMICA
“Diga-me qual teu ditado e te direi que professor és...”


GRUPO 1
Ditado: "Pau que nasce torto, morre torto."
 "São os professores que rotulam os alunos, separando os bons dos ruins. Agem de forma tradicional e conteudista. Não acreditam nos avanços possíveis daqueles que apresentam alguma dificuldade inicial. Trabalham com textos mecânicos, sem sentido e avaliação quantitativa." (Monike, Marlen, Renata Araujo, Dayane, Renata, Bruna Carol e Thaís)


GRUPO2
Ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."
 "São professores que utilizam a repetição como método de trabalho. Acreditam que a aprendizagem se dá pelo treinamento e memorização. Trabalham com atividades de cópia, não estimulando a criatividade e a produção espontânia dos alunos." (Shirlei, Sandra, Márcia, Janaína, Flávia, Silvia, Ana Paula, Dirllaine e Bibiane)

GRUPO 3
Ditado: "Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”
 "O professor que age assim atua com a visão tradicional, pois muitas vezes entram numa disputa com o aluno. Não percebem que aquilo que oferecem ao outro é aquilo que receberão de volta."(Adriana, Yvee, Mell, Amanda, Elaine, Manuela, Maria José, Driele e Isabel) 

FECHAMENTO
 Aniversário de Adriana - OE

Intercâmbio de Ideias





 


Apresentação do Programa de Formação Continuada: RODA DE CONVERSAS - Dinamizadora: Juliana Araujo - OP


Material produzido ao longo dos 4 anos da Roda de Conversas.